História da matemática (introdução)
A história da matemática é uma área de estudo dedicada à
investigação sobre a origem das descobertas da matemática e, em uma menor extensão, à
investigação dos métodos matemáticos e aos registros ou notações matemáticas do
passado.
Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.) , oPapiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.) e oPapiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.
A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata . O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo "matemática" a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento" . A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo o sistema de notação posicional . O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica . A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações . Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.
Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.
O Livro da Restauração e do Balanceamento de nome completo Livro Compêndio sobre Cálculo por Restauração e Balanceamento (em árabe: الكتاب المختصر في
حساب الجبر والمقابلة; transl.: al-Kitāb al-mukhtaṣar fī ḥisāb
al-jabr wa-l-muqābala)
é um livro histórico de matemáticas escrito em árabe entre 813 e 833 d.C. pelo matemático e
astrônomo muçulmano al-Khwarizmi,
pertencente à Casa da
Sabedoria de Bagdade,
capital do califado abássida nesse tempo.Anteriormente à modernidade e à expansão mundial do conhecimento, os exemplos escritos de novos progressos matemáticos tornaram-se conhecidos em apenas poucas localidades. Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.) , oPapiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.) e oPapiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.). Todos estes textos versam sobre o então chamado Teorema de Pitágoras, que parece ser o progresso matemático mais amplamente difundido depois da aritmética básica e da geometria.
A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata . O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos, os quais cunharam o termo "matemática" a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento" . A matemática chinesa fez contribuições já muito cedo, incluindo o sistema de notação posicional . O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica . A matemática islâmica, por sua vez, desenvolveu e expandiu a matemática conhecida destas civilizações . Muitos textos gregos e árabes sobre matemática foram então traduzidos ao latim, o que contribuiu com o desenvolvimento da matemática na Europa medieval.
Dos tempos antigos à Idade Média, a eclosão da criatividade matemática foi frequentemente seguida por séculos de estagnação. Começando no Renascimento, no século XVI, novos progressos da matemática, interagindo com as novas descobertas científicas, foram realizados de forma crescente, continuando assim até os dias de hoje.
Escola:
_________________________________________________________________
Nome: _____________________________________________________
Nº _________
Ano: _______
Turma: _______ Turno:
__________ Data ____ /____ /_____
Questionário ( A história
da matemática “introdução” )
1 - Qual foi a contribuição do Greco-helênica?
2 – Qual é o significado de da palavra mathema.
3 – O estudo da matemática como um tópico em si mesmo inicio
em que século? E por quem?
4 – Quais são os textos mais arcaicos disponíveis que são conhecidos?
5 – O que foi desenvolvido em torno do ano 1000 aC. Na Índia
e transmitido ao Ocidente através da matemática Islâmica?
Escola: Escola Estadual Profº Rosalvo Lôbo
ResponderExcluirNome: Paulo Sérgio Da Silva Filho Nº _________
Ano: 7º Turma: Cº Turno: Tarde Data 27/10 /2014
Questionário ( A história da matemática “introdução” )
1 - Qual foi a contribuição do Greco-helênica?
A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata .
2 – Qual é o significado de da palavra mathema.
a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento" .
3 – O estudo da matemática como um tópico em si mesmo inicio em que século? E por quem?
O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos
4 – Quais são os textos mais arcaicos disponíveis que são conhecidos?
Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.)1 , o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.)2 e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.)
5 – O que foi desenvolvido em torno do ano 1000 aC Na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática Islâmica?
O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica7 8 .
Escola:Estadual Profº Rosalvo Lôbo
ResponderExcluirNome: Bianca ataide da silva Nº _________
Ano: 7º Turma: Cº Turno: Tarde Data 29/10 /2014
1 - Qual foi a contribuição do Greco-helênica?
A contribuição greco-helênica refinou grandiosamente os métodos (especialmente através da introdução do raciocínio dedutivo e do rigor matemático em provas) e expandiu o tema da matemática, isto é, aquilo de que ela trata .
2 – Qual é o significado de da palavra mathema.
a partir do termo μάθημα (mathema) do grego antigo, significando, então, "tema do esclarecimento" .
3 – O estudo da matemática como um tópico em si mesmo inicio em que século? E por quem?
O estudo da matemática como um tópico em si mesmo começa no século VI a.C. com os pitagóricos
4 – Quais são os textos mais arcaicos disponíveis que são conhecidos?
Os textos matemáticos mais arcaicos disponíveis que nos são conhecidos são o Plimpton 322 (matemática babilônica, cerca de 1900 a.C.)1 , o Papiro Matemático de Rhind (matemática egípcia, cerca de 2000-1800 a.C.)2 e o Papiro Matemático de Moscou (matemática egípcia, cerca de 1890 a.C.)
5 – O que foi desenvolvido em torno do ano 1000 aC Na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática Islâmica?
O sistema númerico indo-arábico e as regras para o uso de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foi provavelmente desenvolvido em torno do ano 1000 d.C. na Índia e transmitido ao Ocidente através da matemática islâmica7 8 .