domingo, 16 de agosto de 2015

A MATEMÁTICA EM CORDEL

Disciplina: Matemática
Professor: Marcos Santana de Lira

Titulo:  A MATEMÁTICA EM CORDEL

Subtítulo: A porcentagem na Literatura de Cordel


Conteúdos: Porcentagem

Objetivos específicos.

ü  Reconhecer uma razão centesimal ou percentual
ü  Aplicar os conhecimentos adquiridos com números racionais para resolução de problemas que envolva interpretação de texto do tipo literatura de Cordel.
ü  Reconhecer juros como a compensação em dinheiro que se recebe ou que se paga por uma quantia depositada ou emprestada.


Objetivos gerais.

ü   Investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Matemática.
ü   Comparar o texto convencional e o Cordel na compreensão dos conceitos de Matemática.
ü   Investigar a possibilidade de despertar o interesse do aluno pela Literatura de Cordel e pela Matemática.

Recursos materiais e tecnológicos:

Caderno do professor e do aluno, jornais, revistas, panfletos, calculadoras, livro didático, textos interdisciplinares, o uso do whatsapp para direcionar para blogs específicos através de links.
Justificativa:

A utilização da Literatura de Cordel como recurso didático auxiliar no ensino de Ciências é uma ideia inovadora. Neste estudo, buscou-se incorporá-lo ao ensino de Matemática e comparar sua potencialidade em relação ao uso de um texto convencional.
Com a utilização da Literatura de Cordel, o uso da fórmula pode ser evitado, para que o aluno pense sobre a questão e encontre soluções por caminhos próprios.

Procedimentos: Será realizada em 4 etapas.

Etapa - 1

Atividade 1 – O professor deverá lê o cordel (O SABICHANO, Percentagem), depois fazer um questionário para os alunos responde. É importante verificar se os alunos sabe fazer operações com números decimais, sugiro que o professor faça uma pequena e rápida revisão sobre multiplicação de número decimal com o auxilio da literatura de cordel (A CORUJA QUE FALAVA
-Numero decimais). Por exemplo: Lê com os alunos o cordel a seguir. E no final desse cordel responde uma atividade com eles.


A CORUJA QUE FALAVA
Numero decimal

Certa vês uma coruja
Foi pra escola estudar
Ai teve que fazer
Umas contas pra mostrar
E como não estudou
A conta toda errou
Ficou a se lamentar

Mas mesmo assim não parou
E foi pra luta lutar
Pegou os livros e cadernos
E começou estudar
Daqui a pouco a coruja
Tava em primeiro lugar

E o que ela aprendeu
Eu vou aqui lhe mostrar
Transformar um decimal
Em fração veja o que dar
1,5 em fração
da 15 décimo irmão
vamos a conta acertar.

Agora vou lhe mostrar
Como a conta ficou
O numero perde a virgula
E vai pra o numerador
Depois vamos colocar
Veja como vai ficar
Quem é denominador

O denominador é um
Ficando assim bem legal
E tantos zeros quanto for
O numero de decimal
Assim a gente conclui
Este cálculo afinal

Quando tem dois decimais
Nós colocamos dois zeros
Junto do numero um
Fica cem, não há mistério
Assim nós vamos formando
Toda fração que eu espero.


Essa atividade que o professor deverá responder com os alunos em sala de aula, depois da leitura do cordel (sugestão)

1 – Escreva sob a forma de fração os seguintes números:
a) 1,5         b) 0,09          c) 2,134            d) 0,5          e) 0,15        f) 3,2345         h) 3

2 - Escreva sob a forma de razão centesimal (fração com o denominador igual a 100), os seguintes números:
a) 0,34       b) 0,9            c) 3                    d) 0,5          e)1,2            f) 2,134            h) 1,5

Etapa - 2

Atividade - 2 – Os alunos deverá lê o texto e responder um questionário no final do texto.

O SABICHANO
Percentagem

Eu vou contar uma história
De um gato sabichão
Era dono de um venda
E tinha tudo na mão
Sabia como lucrar
A venda de cada pão

Se um pão é dez centavos
Ele queria ganhar
No pão cinquenta por cento
Ia logo calcular
E 50 vezes 10
Cinco centavos é que dar

Pois pra ele calcular
Era só ter atenção
Bastava multiplicar
O valor que tem na mão
Daquele percentual
Que pedia a questão

E toda vez que fazia
Sua multiplicação
Tinha que cortar dois zeros
Para da certo a questão
Senão ficava errado
Aquela operação

O gato todo orgulhoso
Vivia a se gabar
Porque era o mais sábio
Que tinha neste lugar
Todos iam atrás dele
Para a conta calcular


Após a leitura do cordel o professor. Deverá fazer um questionário para os alunos. Exemplo;

1 – Descreva o procedimento numérico usado pelo gato para calcular o quanto ele iria ganhar em cada pão, conforme o texto (O SABICHANO – Percentagem)

2 – Calcule as porcentagens indicadas.
a) 40% de R$ 80,00
b) 25% de R$ 20,00
c) 7% de R$ 300,00
d) 10% de R$ 460,00
e) 20% de R$ 150,00

 3 – Uma família tem rendimento mensal de R$ 2100,00. Determine quanto essa família gasta em cada um dos  itens. E quanto sobrou?
a) 26% em alimentos
b) 25% em aluguel
c) 18% em transporte
d) 12% em saúde

Etapa - 3

Atividade 3 – Os alunos deverão pesquisar sobre a história de cordel e fazer ou escrever um cordel relacionado à matemática. E entrega ao professor como trabalho. O professor pode oferece aos alunos uma lista de blogs para pesquisa como sugestão:



Etapa – 4

Atividade – 4 – Os alunos irão fazer uma prova com os assuntos abordados . O objetivo dessa prova não é classifica  (aprovar ou reprovar), e se de analisar, pesquisar e diagnosticar se o aluno compreendeu o assunto abordado.

Avaliação:

 Será contínua durante todo o processo. O aluno será observado quanto a sua participação nas atividades desenvolvidas em sala, em casa, trabalhos em grupo. Uma prova formal com questões que propiciem ao aluno resolver e identificar porcentagens com as estratégias aprendidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar nas redes sociais